Páginas

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Reitor do IFCE visita obras da sede do Campus Acopiara e define data para início das atividades no município

O Reitor do Instituto Federal do Ceará, Prof. Virgílio Araripe, realizou no domingo, 06 de agosto, uma visita de vistoria as obras do Campus Acopiara juntamente com o prefeito Antônio Almeida, a vice-prefeita, Dra. Ana Patricia, a equipe de secretários municipais, e também acompanhado por  professores e técnicos do IFCE que atuarão no município.
De acordo com o Reitor cerca de 80% da edificação do novo Campus já está concluída, deste modo, permitindo que o IFCE optasse por já iniciar às atividades na sede provisória cedida pela Prefeitura de Acopiara, o que deverá ocorrer até o final de agosto com cursos de formação continuada.
Ainda segundo o Reitor, o IFCE planeja já a partir de 2018 fazer a expansão de suas atividades no município, implantando cursos técnicos em áreas distintas e de acordo com o resultado da audiência pública que apontou quais cursos atendem as necessidades dos estudantes acopiarenses e também da região: “Porém a nossa meta é futuramente verticalizar as nossas atividades aqui em Acopiara, oferecendo também nos próximos anos cursos de formação superior”.
O Reitor também afirmou que a chegada do IFCE em Acopiara trará além do desenvolvimento educacional, um crescimento econômico com atração de novos investimentos, principalmente nas áreas próximas ao Campus, além de permitir que mais  recursos circulem dentro da cidade.
Perguntado sobre como ingressar nos cursos iniciais que deverão inaugurar de forma oficial as atividades do IFCE em Acopiara, o Reitor afirmou que a forma de admissão na instituição neste primeiro momento será simples, sem exame seletivo, e que deverá ser feito através de inscrições realizadas junto à sede provisória que funcionará no Centro Administrativo. Os cursos de formação continuada deverão ter duração de até três meses e os participantes receberão  ao final um diploma de certificação.
Durante a visita, o Reitor também elogiou a postura do prefeito acopiarense assegurando que desde o primeiro encontro, o gestor se mostrou receptivo e muito interessado em agilizar a implantação do IFCE no município, oferecendo ainda apoio incondicional para que o Campus de Acopiara iniciasse as atividades ainda em 2017.
O Prefeito Antônio Almeida disse estar muito gratificado com implantação do Campus em Acopiara: “Este é um sonho de toda população acopiarense que agora está a ponto de se tornar realidade e isso me deixa muito feliz, realizado. Tenho plena certeza que o IFCE dará ao nosso município um impulso de desenvolvimento muito maior do que o esperado. Ganhamos em educação de qualidade, em formação para a nossa juventude e ganhamos também em crescimento econômico”, concluiu o prefeito que também fez questão de dar boas vindas aos servidores da instituição, também se colocando à disposição de todos no que for necessário.
O secretário de Educação de Acopiara, Robinho Almeida também afirmou que a chegada do IFCE muda completamente a história educacional de Acopiara que toma um novo rumo, onde o município passa a condição de um pólo de formação de profissionais de excelência em nível técnico e mais à frente, também em nível superior.
Após a vistoria das obras do Campus  também foram vistoriadas as dependências  do Centro Administrativo objetivando os ajustes finais para que as aulas  tenham início em 28 de agosto.














Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara