segunda-feira, 5 de junho de 2017

Seminário discute ações das prefeituras no CE

O Centro de Eventos do Ceará será palco de discussão dos assuntos que norteiam os municípios cearenses, em mais uma edição Seminário Prefeitos Ceará 2017. O evento, que tem como tema central "Gestão Eficiente", se inicia hoje (5) e segue até amanhã (6), no Pavilhão Leste, 1º mezanino. A expectativa é de receber mais de 500 gestores municipais, entre prefeitos, secretários, empresários e administradores públicos. O Seminário é uma iniciativa da Prática Eventos, em parceria com o jornal Diário do Nordeste, Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino (Funcepe).
O Seminário Prefeitos Ceará 2017 será dividido em cinco grandes painéis: Gestão das Contas Públicas, Educação, Licitação, Gestão na Saúde Pública e Meio Ambiente e Gestão Eficiente em Tempos de Crise, este último será a palestra magna, e terá o discurso balizado pelo governador Camilo Santana. Mobilidade urbana, infraestrutura, gestão do lixo, habitação, energia, educação e saúde também serão assuntos debatidos. Estes temas estão ligados aos 184 municípios cearenses, que em 2017 passaram a contar com mais de 70% de gestores municipais novos.
Segundo a organização do evento, este é o maior encontro anual de autoridades cearenses, que deve contar com a presença de representantes dos 184 municípios do Estado, um recorde entre as quatro edições já realizadas até aqui. Vale ressaltar que o Ceará é o 12º maior Estado do País em número de cidades e o 6º do Nordeste, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O presidente da Aprece e prefeito do município de São Benedito, Gadyel Gonçalves, ressalta a importância do Seminário e afirma que o maior desafio dos gestores neste início de administração é definir o controle de gastos. "O evento vai permitir a troca de ideias entre técnicos e gestores. Essa é uma exigência para uma boa gestão e que deve ser observada", frisou.
Conjuntura política
Gadyel Gonçalves lembra, ainda, sobre a delicada situação política do País e consequentemente dos estados e municípios. "A atual conjuntura política é grave. O quadro é de incertezas e há risco de agravamento da crise econômica e política no âmbito nacional, que vai repercutir nos municípios", finaliza.
Neste ano, a Aprece terá uma sala paralela especial com a oferta de minicursos e palestras sobre assistência social, seguro safra, piso do magistério, fóruns de Educação, ensino infantil e parcerias com instituições públicas e privadas.
Capacitação
Enid Câmara, diretora geral da Prática Eventos, aponta que os gestores reeleitos e novos prefeitos necessitam de capacitação para definir de forma consciente a aplicação dos recursos municipais. "Estamos ofertando, sem custo, a possibilidade de aperfeiçoamento para as prefeituras, os gestores, secretários e todo corpo técnico. Durante o Seminário, por exemplo, os participantes terão oportunidade de debater sobre licitação, que é um tema de suma importância nas prefeituras municipais", destaca.
Mais informações:
Seminário Prefeitos 2017
Tema: Gestão Eficiente
Data: 5 e 6 de junho
Local: Centro de Eventos do Ceará - Pavilhão Leste
Fonte: Diário do Nordeste