sexta-feira, 9 de junho de 2017

Campanha de vacinação contra a influenza termina nesta sexta-feira

A Campanha Nacional de imunização contra a influenza chega ao fim nos postos de saúde de Fortaleza nesta sexta-feira (09). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou, até o momento, aproximadamente 312 mil pessoas pertencentes ao público alvo da meta de gestantes, puérperas, idosos, crianças de 6 meses e menor de 5 anos e trabalhadores da área de saúde.
Para ter acesso à imunização, a população basta procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 19h. A sala de imunização inicia suas atividades às 7h30 e encerra às 18h30, com o tempo necessário de 30 minutos para estabilizar a temperatura da geladeira antes da aplicação e/ou armazenamento das vacinas.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A imunização nas puérperas alcançou a marca 90%, enquanto que entre os idosos foi registrado a vacinação de 67%, com a cobertura de 163.595 pessoas. As crianças de seis meses a menor de 5 anos, totaliza 80.550 doses aplicadas.
Participam ainda do público prioritário para imunização professores os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional
Para a assessora técnica de imunização da SMS, Renata Dias, a vacina torna-se a única forma de proteção contra a gripe. “A doença, geralmente provoca dificuldade respiratória, havendo necessidade de hospitalização, e muitas vezes progredindo para o óbito. Por isso a necessidade de proteção contra o vírus contra a influenza”, reforçou Renata.
Mesmo com o encerramento da Campanha no dia 09 de junho, a vacina ainda estará disponível para as pessoas do público alvo no final de semana (dias 10 e 11/06) no Posto de Saúde Messejana e Paulo Marcelo, no Centro. A sala de imunização funciona no horário de 8h às 16h30.
Fonte: SMS