Páginas

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Açudes Tijuquinha e Cahuípe sangram nesta terça-feira no Ceará

Os açudes Tijuquinha, em Baturité, e Cahuípe, em Caucaia, atingiram a sua capacidade máxima de armazenamento nesta terça-feira (9), segundo boletim da Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh).

Desde segunda-feira (8) foram registrados aportes em 42 açudes do estado, com destaque para os açudes Acarape do Meio, Angicos, Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Caxitoré, Frios, Jaburu I, Orós, Pentecoste e Taquara. Ainda assim, o nível de armazenamento dos açudes do Ceará continua preocupante, com apenas 12,65% da capacidade total.

Tijuquinha sangra pela 3ª vez no ano

Essa é a terceira vez que o Tijuquinha sangra em 2017. Na primeira vez, em 15 de março, secou dois dias, após a Cogerh fazer uma operação de desassoreamento para retirar a lama e melhorar a qualidade da água. Com isso, a água desceu para o rio Tijuquinha. Em 13 de abril, o açude voltou a sangrar. De pequeno porte, o Tijuquinha abastece os municípios do Maciço de Baturité.


Dos 153 açudes monitorados pela Cogerh, 12 estão sangrando, dois já sangraram, 38 estão operando em volume morto e 17 estão completamente secos. Outros 105 estão com capacidade de armazenamento inferior a 30%.

Fonte: G1