Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sinal de ano chuvoso, incidência de raios em 2017 dobra em relação a 2016

Até a última quinta-feira (17), o Ceará registrou 9.774 raios. Mesmo antes de o mês de fevereiro ter se encerrado, o número já representa mais do que o dobro do primeiro bimestre de 2016, quando houve registros de 4.617 raios, de acordo com informações da Enel Distribuição do Ceará.
Granja foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (808), seguido de Parambu (624) e Santa Quitéria (358). Neste mês, já foram registradas 2.206 descargas elétricas. O dia com maior incidência de raios no mês foi o último domingo (12), quando houve 637 raios.
O monitoramento também permite identificar as áreas de maior incidência de raios. O acesso é gratuito e ilimitado através da internet, com informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.
Algumas dicas são necessárias para que você saiba se proteger contra raios: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada, uso de chuveiro ou torneira elétrica, consertos de instalações elétricas e permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Já fora de casa, os cuidados devem ser: evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas e estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Fonte: Tribuna do Ceará