Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Chove em 50 municípios cearenses; Groaíras e Ibiapina têm as maiores precipitações

Os municípios de Groaíras e Ibiapina, na região norte do Ceará, registraram o maior acumulado de chuvas que caíram sobre o Estado nas últimas 24 horas, entre quarta-feira, 8, e quinta-feira, 9. Só em Groaíras, o acumulado foi de 57,8 milímetros, segundo o Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Já em Ibiapina, segundo os registros, as precipitações foram de 48 milímetros. No restante do Ceará, choveu em outros 50 municípios, no total. 

No acumulado dos nove primeiros dias do mês de fevereiro, a serra da Ibiapaba, aparece como uma das regiões onde mais tem chovido. Só perde, até então, para a macrorregião do Cariri, que, apesar de ter sido 17,7% abaixo da média histórica, foi onde mais choveu (em números absolutos) em janeiro, com acumulado de 215,7 mm desde dezembro.

Segundo o meteorologista Davi Ferran, da Funceme, as precipitações se devem ao fato de estas regiões serem áreas de instabilidade e, também, à aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCI), principal sistema meteorológico responsável por trazer chuvas para o Estado. Para os próximos dias, até domingo, a Fundação prevê condições favoráveis para chuvas em todo o Ceará.
Fonte: O Povo