Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

CE pode atingir neste fim de semana média mensal de chuva para fevereiro

O fim de semana deverá ser com chuva em todas as regiões do Ceará, de acordo com  previsão divulgada nesta sexta-feira (17) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Caso se confirme a previsão, há possibilidade de que o Ceará atinja a média mensal de chuvas para fevereiro, que é de 118,6mm. De forma parcial, até a quinta-feira (16), foram observados 84,6mm, significando precipitações 28,7% abaixo da média.
Nesta sexta-feira (17), choveu em 21 municípios, com maiores registros em Novo Oriente(70mm), Aquiraz (60mm) e Ararendá (50mm). Em Fortaleza, choveu 12,2mm. De acordo com a  Funceme, a previsão para o sábado (18) e o domingo (19) é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses.  O dia com precipitações com intensidades mais significativas deverá ser o sábado.
As chuvas registradas em janeiro deste ano no Ceará ficaram 28% abaixo da média histórica para o período, de acordo com a Funceme. Segundo o órgão, o esperado para o este início de ano era de 98,7 milímetros de chuva acumulados em todo o estado, enquanto que o observado ficou em 2017 é de 70 milímetros, 28,4% a menos que a média histórica.
As chuvas mais fortes no estado ocorreram no Cariri, única região do estado onde o volume de chuva está acima da média para o período. Em Abaiara, o volume acumulado é de 215 milímetros, 41% acima da média. Também há um acúmulo de chuva acima da média no Crato (11% a mais) e Barbalha (5%).
De acordo com os meteorologistas, o principal indutor de chuva no Ceará durante a quadra-chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) é o sistema meteorológico chamado zona de convergência intertropical (ZCIT), que deve trazer precipitações mais generalizadas neste fim de semana.
Pré-estação

A pré-estação de chuvas no Ceará - período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro – ficou 21,6% abaixo da média. Nesse período se dão os primeiros registros de chuvas no Estado depois da estação seca, que ocorre de agosto a novembro. A chuva acumulada nos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017 no Ceará foi de 102,1mm, enquanto a média histórica do período é de 130,3mm.

Fonte: G1