Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Castanhão e mais 32 açudes recebem aportes no Ceará, aponta Cogerh

Com as chuvas deste fim de semana no Estado, 33 açudes receberam aportes, entre eles o Castanhão, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). No levantamento, o volume total do dia foi de 5,1 milhões de metros cúbicos. Os 153 açudes monitorados pelo órgão estão atualmente com 1,17 bilhões m³, o que representa 6,30% da capacidade total (18,64 bilhões m³). 
 
Neste domingo (19), o açude Castanhão está com volume atual de 334,01 hm³, o que representa 4,99% do volume total. O açude Orós, localizado no município de Orós, está com 10,92% da sua capacidade total, com volume atual de 211, 85 hm3.
 
Entre os açudes que receberam aporte, destacam-se Angicos, Aracoiaba, Araras, Banabuiú, Castanhão, Edson Queiroz e Pedras Brancas. A recarga permitiu que o açude Martinópole saísse do volume morto e que os açudes Barra Velha, Cupim, Mons. Tabosa, Penedo e Premuoca deixassem de estar secos.  
 
Sangria e chuvas 
 
O único açude que está com sangria acima de 90% é o açude Caldeirões. A Funceme já registrou, até 7h da manhã deste domingo,  precipitações em mais de 30 municípios, com destaque para os postos de Cedro (45mm), Lavras da Mangabeira (42mm) e Várzea Alegre (30,6mm).
 
Volume morto 
 
Entre os açudes que estão com volume morto estão: Amanary, Barra Velha, Batente, Broco, Capitão Mor, Castro, Catucinzenta, Cipoada, Escuridão, Farias de Sousa, Figueiredo, Flor do Campo, Fogareiro, Forquilha, Frios, Gerardo Atimbone, Jaburu II, Jatobá, Jatobá II, Jenipapeiro II, João Luís, Junco, Macacos, Malcozinhado, Mons. Tabosa, Parambu, Patu, Penedo, Pentecoste, Pesqueiro, Poço da Pedra, Poço do Barro, Pompeu Sobrinho, Premuoca, Quincoé, Quixabinha, Riacho da Serra, Riacho do Sangue, Rivaldo de Carvalho, Santa Maria, Santo Antônio de Aracatiaçu, São Domingos II, São José II, São José III, Sitios Novos, Sucesso, Tejuçuoca, Tigre, Várzea da Volta e Várzea do Boi.

Fonte: Diário do Nordeste