Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Bandidos aplicam no Ceará golpe 'avisando' que celular foi encontrado

Bandidos aplicam um novo golpe contra pessoas que têm aparelhos smartphones roubados em Fortaleza. De acordo com a polícia, o proprietário que tem o aparelho celular roubado tenta  localizá-lo por GPS e quando detecta onde o aparelho está, pela tela do computador, os bandidos entram em cena.
A polícia diz que eles enviam uma mensagem de texto para o telefone que a vítima está usando, dizendo que o telefone que foi roubado foi encontrado. Os golpistas pedem os dados do celular e bloqueiam o telefone roubado. Depois disso, não é mais possível localizar o aparelho.
Foi o que aconteceu com um empresário que não quer ser identificado. Ele foi assaltado perto de casa no Bairro Parquelândia por dois homens em uma moto. “Tomei um susto, foi terrível. Pelo fato de eu nunca ter sido assaltado e passado por isso. Ainda bem que eu não reagi. Entreguei tudo”, conta ainda assustado.
Depois do assalto, a vítima ficou monitorando o celular pela internet. Só não chegou ao local porque estava desligado. Mesmo assim, as buscas duraram dois dias.
O empresário conta que os bandidos enviaram uma mensagem para ele informando que o smartphone, de R$ 3.500,00, tinha sido encontrado. “Eles pediram o IMEI (número de identificação do celular) dados do meu celular e a senha de acesso. A sensação foi pior do que o assalto. Fiquei com raiva de mim mesmo por eu ter feito aquilo”, diz.
Para não cair no mesmo golpe, o delegado Romério Almeida da Polícia Civil fornece recomendações, em caso de furto ou roubo de celular.
“Ao comparecer a delegacia, informe o Boletim de Ocorrência o IMEI do aparelho. Baseado nessa informação encaminhamos o B.O as operadoras e, daí, para os bancos de dados. As informações ficam na própria delegacia, tudo inserido. A partir no determinado momento que o preso de posse do celular, fazemos a pesquisa e automaticamente identificamos que aquele aparelho é roubado ou furtado”.
Como descobrir o IMEI

Para descobrir o do seu aparelho, basta digitar *#06# (asterisco, jogo da velha, zero, seis, jogo da velha), no teclado e o número identificador aparece. Anote e guarde. Ele será essencial ao fazer o boletim de ocorrência e no bloqueio do aparelho.

Sem o número, não é possível bloquear o telefone. Por isso, é recomendável guardar o código em casa, arquivar no computador ou em uma agenda. O IMEI também vem registrado na nota fiscal.
Fonte: G1