domingo, 15 de janeiro de 2017

Profetas da chuva fazem previsões e são otimistas sobre o inverno cearense em 2017

Em Quixadá, dezenas de homens e mulheres que cresceram lendo a natureza discutem sobre a possibilidade de chuvas no Ceará em 2017. É o 21º Encontro dos Profetas da Chuva, que este ano enfrenta a ansiedade de um possível sexto ano de seca severa no Estado. De acordo com as apresentações deste sábado, a quadra chuvosa será positiva, mas ainda em intensidade insuficiente para recarregar os reservatórios. 

O encontro começou emocionado. O falecimento de um dos mais velhos profetas, Seu Antônio Lima, levou lágrimas aos participantes da tradicional festa. Depois de cinco anos sem chuvas que consigam dar alívio ao cearense - principalmente o sertanejo - os profetas são otimistas. A lua e a composição de astros que a envolvem são um dos principais meios que a natureza escolhe para ser traduzida. Mas tem também o movimento dos ventos, as andanças dos animais, os formatos das plantas...

O profeta Josué disse que observa a estrela Dalva e, de acordo com seu movimento, é capaz de prever chuvas para o Ceará este ano. “A estrela está voltando para o Norte, isso significa que vai ser bom inverno”, ressaltou. Ele contou que acompanhou a vinda da estrela do Norte para o Sul. “Teremos bom inverno e muitas chuvas”, reforçou. 

Para Elismar, 2017 foi um ano difícil de prever. Mesmo assim, os astros puderam lhe mostrar que o Estado terá precipitações localizadas a partir da segunda quinzena de fevereiro, se intensificando nos meses de março e abril. “Deus me permitiu ver os astros”, frisou.
 
Célio de Assis, outro profeta de Quixadá, observa a carnaúba. Segundo suas observações, vai ter chuva nesse ano.

"É um nível de conhecimento importante. Baseado na observação da natureza. Todo conhecimento tem sua validade e deve ser reconhecido. E esse é um evento de cultura popular muito importante para o Ceará", disse o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, João Lúcio de Farias.

Na próxima quarta-feira, dia 18, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgará o primeiro prognóstico de chuva no Ceará para 2017.  

Fonte: O Povo