Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Ouvidoria do TJCE promove audiência em Iguatu para ouvir demandas de juízes e da população

A Ouvidoria Geral do Poder Judiciário realizou a última audiência pública deste ano para discutir a participação da população na gestão da Justiça estadual. O evento ocorreu nessa quarta-feira (30/11) na Comarca de Iguatu, distante 380 km de Fortaleza. A reunião foi conduzida pela juíza Valéria Carneiro Barroso, ouvidora do Fórum Clóvis Beviláqua, que representou o desembargador Francisco Gomes de Moura, ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
A magistrada falou aos participantes sobre a importância de se aumentar a aplicação da mediação e conciliação para agilizar a resolução dos litígios. Estiveram presentes juízes; representantes do Ministério Público do Ceará (MP/CE); Ordem dos Advogados do Brasil; Poder Legislativo local; Polícia Militar; e membros da sociedade civil. Também compareceram o professor José Ivo, diretor da Universidade Regional do Cariri (Urca) – unidade de Iguatu; o prefeito Aderilo Antunes; e o professor Gladeston Costa, diretor do Campus Multi Institucional Humberto Teixeira, entre outras autoridades.
Na avaliação da juíza Valéria, “a reunião foi positiva. Muitos juízes apresentaram sugestões para a melhoria da prestação jurisdicional, como aumentar de nove para 12 o número de zonas judiciárias, visando reduzir as distâncias entre comarcas”. Ela explicou que a redução facilitaria o deslocamento de juízes designados para responder por outras comarcas.
A abertura do evento contou com apresentações da Banda de Música de Iguatu, sob a regência do maestro Francisco Prudêncio de Oliveira, que cantou o hino nacional e músicas de autoria de Humberto Teixeira (compositor de Luiz Gonzaga), que dá nome ao Campus Multi Institucional Humberto Teixeira.
Na atual gestão já foram realizadas oito audiências públicas, sendo a primeira em Juazeiro do Norte; depois em Sobral; Quixadá; Fortaleza; Crateús; Limoeiro do Norte; e Itapipoca. Todas as zonas judiciárias (Capital e do Interior) foram contempladas com as audiências públicas.
REUNIÃO COM OS JUÍZES
No período da tarde, a juíza Valéria esteve reunida com os magistrados da 2ª Zona Judiciária, que abrange 15 comarcas: Acopiara, Aiuaba, Baixio, Catarina, Cariús, Cedro, Iguatu, Icó, Jucás, Lavras da Mangabeira, Quixelô, Saboeiro, Orós, Parambu e Várzea Alegre. O objetivo foi ouvir sugestões para o aperfeiçoamento dos trabalhos de Justiça.
Fonte: Tribunal de Justiça do Ceará