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quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

ACOPIARA: MAIS DETALHES DA FISCALIZAÇÃO DO TCM EM NOSSO MUNICÍPIO

DOS ALMOXARIFADOS

DO ALMOXARIFADO DA MERENDA ESCOLAR

A Comissão de Fiscalização deste TCM visitou o almoxarifado da Secretaria de Educação onde são recebidos e estocados os gêneros alimentícios destinados à merenda escolar, até que seja feita a distribuição para as unidades de ensino municipais.

Na oportunidade, constatou-se que existe um sistema informatizado para o controle de entrada e saída de mercadoria. Solicitou-se um relatório de estoque gerado por meio do sistema informatizado utilizado para controle da merenda escolar.

Solicitou-se, também, relatório de listagem de notas fiscais referente ao mês outubro, pois, conforme declaração, não houve compra de merenda escolar durante o mês de novembro de 2016. A nutricionista forneceu o cardápio distribuído para as escolas a serem fixados em espaço visível no refeitório. Porém, na prática as merendeiras encarregam-se de definir o cardápio de acordo com o seu estoque disponível, conforme constatação em loco.

DOS ALMOXARIFADOS DA SAÚDE E DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO

A Comissão de Inspeção, no decorrer do dia 21/11/16, vistoriou o Almoxarifado da Secretaria de Saúde, O Almoxarifado da Secretaria de Saúde, situado à Rua Pe. Leopoldo Rolim, 128, centraliza todas as entradas de materiais de consumo em geral, permanentes e gêneros alimentícios, para posteriormente serem distribuídos entre Postos de Saúde, Farmácia da Central de Assistência Farmacêutica e Hospitais.

Durante a fiscalização observou-se que o Alvará de Funcionamento do Almoxarifado, que se encontrava afixado à parede, estava com prazo de validade expirado.

Ademais, dentre os produtos de limpeza, expediente e alimentos armazenados no almoxarifado foram identificados alimentos vencidos e carnes armazenadas em sacos plásticos transparentes sem qualquer referência à validade, peso, procedência e demais especificações:

O Almoxarifado da Central de Assistência Farmacêutica igualmente centraliza o recebimento dos medicamentos para então distribuí-los às demais unidades (PSFs, Farmácia do CAF, Hospitais etc). No mesmo prédio também funciona a Farmácia da CAF, que distribui medicação diretamente à população.

Foram identificados medicamentos vencidos na prateleira da sala de medicamentos controlados.

Além disso, observou-se, nas Notas de Medicamento Fornecido (NMF) nº 15341 e 16885 (ANEXOS), do Governo do Estado do Ceará, a existência de anotações a lápis indicando que alguns itens estavam com número de lote, validades e até mesmo quantidades divergindo do previsto na NMF. Contudo, não foi apresentado qualquer comunicado à Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará acerca dessas inconsistências, nem nova Nota de Medicamentos Fornecidos com as devidas correções, o que demonstra a fragilidade no controle desses produtos. Registra-se que as informações lançadas no Sistema de Almoxarifado foram aquelas corrigidas pela pessoa do almoxarifado que recebeu os materiais, e não as informações previstas na nota recebida.

Em relação à Farmácia da CAF, o controle não é realizado através do Sistema, nem existe controle de prateleira ou outro tipo de controle diário de saída dos medicamentos. A responsável mostrou um controle diário dos receituários apresentados pelos pacientes, e informou que ao final do mês, ou sempre que necessário, é realizada a contagem e solicitada a medicação ausente ao Almoxarifado.


No tocante ao Livro de Frequência dos servidores que atuam no Almoxarifado e na Farmácia da CAF, observou-se que, em alguns dias, não preenchimento dos horários de entrada e saída do profissional, do mês, do ano e da assinatura.

OBS: Trechos retirados do próprio relatório do TCM.

EM BREVE NOVAS PARTES DO RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO TCM (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS) QUE ENCONTROU MUITAS IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL!