Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Saneamento básico é tema de Campanha da Fraternidade ecumênica em 2016

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foi lançada nesta quarta-feira (10) a Campanha da Fraternidade 2016 com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. Com apelo por justiça social, neste ano a proposta é alertar sobre o direito de todas as pessoas ao saneamento básico.
De Roma, o papa Francisco ressaltou a importância do saneamento básico como forma de promover a inclusão social: “O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é condição necessária para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis e para a sustentabilidade ambiental”.
Realizada no Brasil desde 1963, esta é a quarta vez que a Campanha da Fraternidade é lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). Para o presidente do Conic, dom Flávio Irala,  tratar do tema é fundamental porque nem sempre tem visibilidade nas propostas públicas e nos movimentos sociais. “Nos preocupamos com o fato de que mais da metade da população permaneçam sem acesso à rede de coleta de esgoto e que apenas 40% dos esgotos sejam tratados. Nenhuma pessoa deve ser privada do acesso aos benefícios do saneamento básico em função da sua condição socioeconômica”, argumenta.
Fonte: Agência Brasil