Páginas

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

IGUATU: MP ingressa com ação pedindo afastamento de Bandeira Júnior da presidência da Câmara


Promotor de Justiça, Fernando Miranda. Promotor de Justiça, Fernando Miranda.
Três promotores de Justiça da Comarca de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, ingressaram com ação cautelar com pedido de liminar solicitando o imediato do vereador, Antonio Bandeira Júnior, do cargo  de presidente do legislativo até a posse do novo presidente a ser eleito. A ação é preparatória de uma ação posterior de improbidade administrativa.
A ação tramita na 2ª Vara de Justiça, que tem como titular o juiz de Direito, Eduardo Mota. O Ministério Público do Estado do Ceará justificou a ação com base nos fatos verificados na eleição da Mesa Diretora que terminou em tumulto no último dia 15. Foram depositados na urna, 18 votos, enquanto que o legislativo só dispõe de 17 parlamentares.
“Há fortes indícios de fraude na primeira eleição e o presidente não tomou as medidas necessárias, ou seja, deveria ter anulado a votação e fazer uma segunda votação em seguida”, frisou o promotor de Justiça, Fernando Miranda. “O nosso objetivo é manter a lisura, a transparência e a seriedade do pleito”.
Se a Justiça afastar o atual presidente, assume o cargo o atual vice-presidente, vereador, Ronald Bezerra, que é candidato a presidente pela chapa da situação.  Bandeira Júnior é candidato a vice-presidente.
A ação foi assinada pelos promotores de Justiça, Fernando Miranda, Leydomar Nunes Pereira e Naelson Barros Marques Júnior.
De acordo com o promotor Fernando Miranda, 17 cédulas e mais a metade de outra, que foi rasgada, foram entregues pela oposição e estão com o delegado regional de Polícia Civil que vai instaurar inquérito policial para apurar prática de crime de falsidade.
AUDIÊNCIA FRUSTRADA
Na tarde desta quarta-feira, 17, estava prevista a realização de uma audiência entre o presidente da Câmara, Bandeira Júnior, o candidato da situação, Ronald Bezerra, e vereadores do bloco da oposição, na sede do Ministério Público. O objetivo era firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para dar segurança à eleição da Mesa Diretora.
“O nosso esforço é para intermediar a situação mediante os fatos graves de violência verificados na eleição do dia 15”, observou o promotor Leydomar Pereira.
A audiência foi frustrada com a ausência do presidente Bandeira Júnior e do vereador Ronald Bezerra. Bandeira Júnior alegou que estava em Fortaleza sem tempo hábil para participar da reunião, bem como questão de segurança pessoal. O MP havia solicitado reforço da Polícia Militar e assegurou todos os meios para a segurança pessoal do presidente do legislativo municipal.