Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Brasil encerra o ano na sexta posição do Ranking da Fifa

Na última edição do Ranking da Fifa deste ano, as 20 primeiras seleções permaneceram as mesmas. Atual campeã mundial, a Alemanha abre uma distância confortável em relação a Argentina e Colômbia, segunda e terceira colocadas, que são seguidas por Bélgica, Holanda e a Seleção Brasileira se mantém na sexta posição.
Esta é apenas a segunda vez desde 1993 que os alemães terminam o ano na ponta da lista, o que garante a eles o título de Seleção do Ano em 2014. Também levaram o prêmio de Seleção que mais subiu no ano, graças aos 407 pontos que ganharam (mais do que qualquer equipe).
Houve mudanças interessantes na composição dos 50 primeiros ao longo do ano. Entre todas as confederações, a campeã deste ano é a Europa, com 30 seleções entre as 50 melhores (quatro a mais que em 2013) e a África (11 equipes, duas a mais). Já a CONMEBOL (seis), a CONCACAF (três) e a AFC (zero) têm duas equipes a menos em relação ao ano passado.
A AFC saiu completamente da lista dos 50 primeiros, e a OFC também não está representada. Os selecionados mais bem colocados de cada confederação são: Alemanha (primeira), Argentina (segunda), Costa Rica (16ª), Argélia (18ª), Irã (51º) e Nova Zelândia (134ª).
Apenas 17 jogos entre seleções A foram computados desde a divulgação do ranking de novembro, o que elevou a 834 o total de partidas consideradas em 2014. Mais da metade desses encontros foram amistosos (468). Outros 302 valiam por eliminatórias para torneios continentais e 64 foram disputados na Copa do Mundo.
A próxima edição do Ranking Mundial da Fifa/Coca-Cola será publicada em 8 de janeiro de 2015.