Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

GOVERNO AÉCIO NEVES: Anac vai investigar aeroporto em Minas

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai investigar se aviões pousaram e decolaram a partir do aeródromo de Cláudio, construído pelo governo de Minas Gerais em uma área que pertenceu a um parente do presidenciável Aécio Neves (PSDB).

Segundo a agência, não há autorização legal para movimentação aérea no local porque o uso da pista ainda não foi liberado pelo órgão de fiscalização. Na prática, o aeroporto ainda não existe.

Como noticiou o jornal Folha de S.Paulo no último domingo (20), Fernando Tolentino, um dos primos de Aécio, afirmou que a pista recebe ao menos um voo por semana e que o presidenciável usa o aeroporto sempre que visita a cidade. Aécio possui, em conjunto com familiares, uma fazenda localizada a seis quilômetros do aeródromo.

A Anac dará prazo de 10 dias para que o governo de Minas e a prefeitura local se pronunciem e fará diligências no aeroporto de Cláudio e em outros da região para apurar eventuais operações clandestinas.

Segundo a Folha, no fim do segundo mandato de Aécio como governador de Minas Gerais, o Estado construiu um aeroporto em terreno que já pertenceu a Múcio Guimarães Tolentino, tio-avô do candidato tucano e ex-prefeito da cidade.

O terreno foi desapropriado para a construção do aeroporto, no município de Cláudio. O Estado gastou quase R$ 14 milhões na obra.

O comitê presidencial de Dilma Rousseff vai entrar na terça-feira (22) com uma representação por improbidade administrativa no Ministério Público de Minas Gerais contra Aécio pela construção do aeroporto.
 
O candidato do PSDB usou seus perfis nas redes sociais para contestar a reportagem da Folha. “O aeroporto foi construído em área pertencente ao Estado, não havendo investimento público em área privada”, declarou o candidato tucano.

O presidenciável atribuiu a polêmica ao embate eleitoral. “O que nós não podemos deixar é que na proximidade do processo eleitoral se deturpem os fatos”, afirmou o candidato.

“Como alguém em sã consciência é capaz de achar ser possível um governo ou um órgão público realizar, como disse um importante veículo de comunicação, que hoje se corrigiu em parte, que amenizou sua denúncia, um investimento público numa área privada?”, disse o tucano ontem, em Caeté, região metropolitana de BH.

Aécio ainda afirmou ser favorável as investigações. “Eu acho muito bom que se investigue. O maior aliado que nós temos, nessa nossa caminhada é a verdade, é a transparência. Qualquer homem público deve estar pronto para qualquer esclarecimento”, disse.